12 de fevereiro de 2011

Critérios para avaliação da pré-temporada

Alguns devem achar no mínimo estranho o não acompanhamento aos testes de pré-temporada; reamente não me foco muito nos tempos obtidos, performances individuais e coisas do tipo neste momento... Explico o porque:

Nos primeiros testes, em Valência, a Pirelli colcou à disposição de cada equipe 30 jogos de pneus, que estiveram disponíveis para os três dias de treinos. Estes jogos continham todos os compostos a serem utilizados o longo do ano: Supermacio, macio, médio e duro.

Entretanto, o pneu médio se mostrou muito duro, não atingindo a temeratura ideal. Com o supermacio apresentando um desgaste muito elevado, a grande maioria trabalhou os três dias com o pneu macio; que apresentava uma diferença de performance em torno de 5 segundos em alguns momentos, dependendo do desgste.

Além da volta do KERS, que despeja cerca 80 cavalos adicionais no desempenho; temos a introdução este ano da asa traseira móvel, que, segundo Barrichello, é um "soco nas costas", aumentado consideravelmente o desempenho nas retas.

Devemos levar em conta ainda o ajuste de suspensões, relação de marchas e freios; mapeamento eletrônico do motor, transmissão e acelerador; a configuração aerodinâmica, altura e perfil dos aerofólios, defletores e outros ajustes capazes de influenciar no desempenho do carro.


Em relação ao combustível, cito um exemplo:

Em Jerez de la Frontera, a cada 10 litros adicionais de combustível, têm-se um acréscimo de 0,32s por volta (em Valência, este acréscimo era de 3 segundos). Se levarmos em consideração que um carro inicia as corridas com 160 quilos de combustível, a disparidade para um piloto que apenas simula uma classificação (tendo em seu tanque algo em torno de 10 quilos, necessários para a volta de aquecimento, volta lançada e retorno aos boxes) será de aproximdamente 5,2 segundos no caso de Jerez, e 4,5 segundos em Valência.


Em resumo, precismos de critérios na avaliação destes resultados. Na minha opinião, estes tempos que figuram todos os dias nos blogs sobre o assunto, não passam de fantasia; e o máximo de informações que podemos obter com (alguma) precisão neste momento diz respeito à confiabilidade de cada modelo.

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