27 de agosto de 2012

WRC no Brasil em 2014?

(Será mesmo?) O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, afirmou na última semana que o Brasil tem 99% de chances de receber o Mundial de Rally já em 2014.

Segundo o dirigente, em 2013 será realizado um "evento teste" no trajeto sugerido para a realização da etapa, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, passando por Campos do Jordão. Este evento seria avaliado pela FIA. 

Bom, tudo indica que há sim, o interesse da FIA em inserir o Brasil novamente no calendário do Mundial de Rally. Pensem comigo. Além de Jean Todt aparecer no ano passado para as festividades dos 50 anos da CBA, a responsável pela organização do Mundial, Michèle Mouton (que curiosamente obteve aqui a sua última vitória por aqui, em 1982) também esteve em terras tupiniquins em novembro de 2011 para tratar especificamente o assunto. 

Seria ótimo mais uma categoria "top" do automobilismo sediando uma etapa no país. Mas, há muitas  questões envolvidas. Explico.

O Brasil não é conhecido pela sua tradição nos ralis. Além disso, as etapas realizadas aqui em 1981 e 1982 foram um verdadeiro fracasso, devido a questões políticas. E olha que isso nem é o maior problema. O que mais me preocupa é a grande competência (pra não dizer o contrário) da Confederação Brasileira de Automobilismo, que insiste em destruir tudo em que se envolve.

Por último, a questão logística da própria categoria pode ser um fator agravante. Atualmente, das 13 etapas do Mundial, somente três acontecem fora da Europa. São elas os Ralis do México, Argentina e Nova Zelândia.

Bom, só nos resta esperar...

Um comentário:

  1. Na boa, não confio em nada que a CBA diga, só vendo mesmo.

    ResponderExcluir