11 de abril de 2013

Sobre Donington

(Contra todos e contra ninguém) Hoje completam-se 20 anos do GP da Europa de 1993, disputado em Donington Park. Aquele mesmo, em que Senna supostamente fez "a melhor primeira volta da história da F1". 

Pra mim uma puta chatice, da qual discordo.

Discordo porque Barrichello, na mesma primeira volta saiu da 12ª posição do grid para o 4º lugar (com uma Jordan/Hart, então um carro bem mais limitado do que a McLaren/Ford de Ayrton). E, só não subiu ao pódio porque teve problemas na injeção já no finalzinho da prova.

"Ah Jaime, então quer dizer que o Rubinho é melhor do que o Senna?!" - Não. Mas, nessa primeira volta especificamente, me arrisco a dizer que sim, o Rubinho foi melhor do que o Senna.

Mas, antes que me apedrejem, deixa eu me defender. 

Em nenhum momento estou diminuindo os feitos de Ayrton não. Acho inclusive que 93' foi sua melhor temporada. Foi quando atingiu o auge de sua pilotagem, batendo as "Williams de outro planeta" de Prost e Hill literalmente no braço.

Em Donington então, debaixo daquele aguaceiro, foi realmente uma façanha. 

Mas, "a primeira melhor volta da história" é forçar um pouco, não?!

2 comentários:

  1. Não acho que seja forçar demais, concordo que foi uma excelente largada do Barrichelo, mas se contarmos bem, Senna largou mal, perdeu a 4º posição para o Wendlinger depois iniciou a recuperação.

    A ultrapassagem sobre Wendlinger merece ser destacada. Ele fez uma manobra pelo lado de fora de uma curva que não é considerada ponto de ultrapassagem, deixando Wendlinger a ver navios.

    Em contrapartida o Andretti se envolveu em uma acidente que levaram mais três que estavam na frente do Barrichello.

    A Jordan não era um carro de baixo desempenho, o problema sempre foi a confiabilidade, quebrou muito na temporada de 93. Nitidamente era um carro mais veloz que os seus concorrentes diretos, Lotus, Larrouse, Tyrrel, Ligier e Minardi.

    Eu vejo essa como a melhor volta, não pela quantidade de posições ganhas, mas pela qualidade de pilotagem e as ultrapassagens feitas pelo Senna.

    parabéns pelo blog cara!

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincero, não acho essa corrida um grande feito do Senna, sobre a Williams sim, mas sobre os outros não, essas três equipes eram as únicas com suspensão ativa no grid, já era de se esperar uma corrida como essa, e outra, tenho quase certeza que o motor da HART da Jordan era bem melhor que o Cosworth da MCLAREN era um V10 contra um pobre V8, ótimo blog e ate a próxima!

    ResponderExcluir