30 de junho de 2013

SilverStones [3]

(Uma vergonha) Não há como falar da corrida de hoje sem falar dos vários incidentes com os pneus esfarelantes da Pirelli. Porque se - por sorte - não houve nada mais sério, eles foram determinantes para o resultado da corrida.

E não, isso não é "legal".

Hamilton, o pole position e líder da prova, se fodeu ainda na volta 8. O mercêdico não estava há muito tempo na pista, não se envolveu em nenhum toque que pudesse ter danificado a borracha, não escapou, não fez nada de errado. O pneu traseiro esquerdo simplesmente explodiu, na curva Woodcote.

Na volta 10 foi a vez de Massa. Largou em 11º e estava em 5º quando se fodeu. Na mesma Woodcote, nas mesmas circunstâncias. Não fez nada de errado quando... Bum! Explodiu o mesmo traseiro esquerdo.

Vergne, Hulkenberg, Guiterrez e Perez tiveram o mesmo problema, no mesmo pneu. Nenhum deles se envolveu em nenhum incidente que pudesse justificar as explosões. Simplesmente... Bum! Se foderam todos.

Alguma coisa precisa ser feita.

E precisa ser feita logo, antes que alguém bata forte e - porque não - morra na pista em consequência desses pneus, que são feitos para esfarelar depois de um punhado de voltas. Só que ninguém sabe quantas voltas têm nesse punhado.

"Ah Jaime, mas a culpa não é da Pirelli. Afinal, os pneus são feitos conforme o pedido do Bernie Ecclestone" - dirão vocês. 

É culpa da Pirelli sim! 

Se os caras que desenvolveram a bagaça sabem (e sim, eles sabem. Afinal, estudam pra isso, não?) que colocar um pneu desses para andar num carro a mais de 300 km/h pode dar merda e mesmo assim o fazem, são cúmplices da loucura do Ecclestone. E portanto, igualmente culpados. 

E além de culpados são burros, por manchar um nome como o da Pirelli desse jeito.

Enfim.

Daqui a pouco eu volto para falar da corrida. Enquanto isso, vou ali na garagem tirar os pneus Pirelli dos meus carros e incendiá-los. Um conselho de amigo: sugiro que vocês façam o mesmo.

Um comentário:

  1. Jaime,

    Não é por nada, mas nunca gostei de usar pneus Pirelli nos meus carros.
    Lembro da única vez que coloquei por não haver opção, e acabei me incomodando. Tanto que a empresa em que coloquei os pneus arrumou 4 Goodyear para resolver o problema que persistia, mesmo com a troca de pneus...

    abs

    ResponderExcluir