30 de junho de 2013

SilverStones [4]

(Foda-se o futebol) Acordei atrasado e não vi as quatro primeiras voltas. Ao menos, liguei a tevê a tempo de ver uns três replays da largada. Ou seja, vi tudo quase ao vivo.

O principal destaque (pasmem!) foi Felipe Massa, que saiu lá da meiúca para passar todo mundo, por fora. Largada de gente grande, e um belo candidato para realizar o anti-doping no fim da corrida. 

Webber largou mal (ok! Isso não é novidade), e ainda tomou um esbarrrão de Grosjean, que fez o canguru ir parar lá na puta que pariu, despencando de 4º para 14º. Um desastre.

O trenzinho dos dez primeiros tinha Hamilton, Vettel, Rosberg, Sutil, Massa, Räikkonën, Ricciardo (uau!), Button, Alonso e Grosjean.

Na volta 8, Hamilton - que liderava a prova, com certa folga - sofreu com o estouro do pneu traseiro esquerdo. O mercêdico deu quase uma volta toda se arrastando até os boxes e caiu lá para trás. Se fodeu, em resumo, e deve ter ficado mucho putcho em suas vestes.

Quem deve ter aberto um sorrisinho por debaixo do capacete foi Vettel. Nesse momento a liderança caía no seu colo, com dois dos candidatos à vitoria fora de combate: eram eles Hamilton e Webber.

Duas voltas depois, na 10ª portanto, Massa - que fazia um belíssimo início de prova, com o pau durão e possibilidades reais de pódio - também se fodeu por causa de uma explosão no pneu. Também precisou dar uma volta se arrastando e caiu lá pra trás.

Mais um sorrisinho de Vettel.

Na volta 15, foi a vez de Vergne sofrer com um estouro de pneu. 

Safety Car na pista para que limpassem os detritos de borracha que se espalharam pela pista. Mas na verdade não era nada disso. A entrada do Safety Car se deu pelo cagaço de que acontecesse algo mais sério com tantos pneus estourando.

Como era óbvio, todos aproveitaram para fazer a primeira parada e colocar os pneus duros. E aí nem sempre era a estratégia. Era cagaço mesmo, de novo.

A partir daí a corrida seguiu morna e sem graça até a volta 42, quando (pasmem de novo) Vettel abandonou com problemas na caixa de câmbio. Foi o suficiente para o "boca maldita" Alonso ter orgasmos múltiplos dentro de suas vestes.

Faltando dez voltas para o final, e com o Safety Car na pista - para que pudessem tirar a carroça rubrotaurina da reta dos boxes - era hora de fazer uma última troca de pneus e partir para o tudo ou nada.

Quase todo mundo fez isso, e ninguém fazia ideia de quem iria ganhar. 

O único dos ponteiros que não trocou os esfarelantes foi Räikkonën. Antes da relargada porém, a tevê mostrou um rádio em que ficou claro que o finlandês queria fazer a troca, mas equipe Lotus (sei lá porque cargas d'água) preferiu deixar o cara na pista. 

Atirou-o aos lobos, portanto. Na relargada, Räikkonën era só um finlandês com pneus usados, contra um mundão de pilotos babando e com esfarelantes novinhos em folha.

Faltando seis voltas para o final, veio a relargada.

Webber e Alonso foram os maiores protagonistas do final alucinante. Saíram passando todo mundo por dentro, por fora, onde dava e onde não dava. O australiano aliás, quase venceu. Se tivesse mais uma volta apenas, tinha despachado Rosberg, que já estava suando em suas vestes ao ver o marsupial babando...

Webber que caiu para 14º ainda na primeira volta, se não lembram.

Hamilton e Massa (outros que se foderam ainda no início) também deram show no final, e terminaram em 4º e 6º respectivamente.

Rosberg venceu a segunda no ano, com Webber e Alonso completando o pódio. Hamilton, Räikkonën, Massa, Sutil, Ricciardo, Di Resta e Hulkenberg fecharam os dez pontuantes. Com grandes corridas de Riccardão (que chegou a andar em quarto com uma carroça nas mãos), Di Resta (que largou em último!) e Hulkenberg (que também se fodeu com a história dos pneus).

Ah, o Flavio Gomes lembrou bem: Räikkonën pontuou pela 25ª corrida seguida, e superou o recorde que pertencia a Schumacher. Isso não significa muita coisa, mas recordes superados são sempre legais de serem comentados.

Um comentário:

  1. Recordes, são mesmo legais. Mas para nisso né? Se a Lotus tivesse agido adequadamente, teríamos visto o pontuador com um cabelo "subversivo" hehehehe...

    Abs!

    ResponderExcluir