31 de julho de 2013

Dijon-Prenois, 1979

Há exatos 34 anos, o canadense Gilles Villeneuve estragava a festa da Renault, na primeira vitória da equipe francesa na Fórmula 1. O francês Jean-Pierre Jabouille vencia o Grande Prêmio da França de 1979, em Dijon-Prenois, e teria o companheiro René Arnoux completando a dobradinha da equipe.

Teria...

Pois Gilles Villeneuve e René Arnoux travaram uma batalha épica pelo segundo lugar - pra mim, um dos mais belos momentos da Fórmula 1. Um pega que nunca não me canso de ver e vibrar, sempre - e no final, o canadense da Ferrari levou a melhor por míseros 0s3.

O vídeo aí embaixo mostra as cinco voltas finais. E sempre que vejo, tenho a certeza de que hoje temos punições demais, "puxões de orelha" demais, "mimimis" demais, e esporte de menos.



Agradeço ao amigo Rodrigo Mattar por lembrar deste fato no blog dele. Eu não era nascido na época, e mesmo que fosse, sou péssimo para lembrar de datas assim.

4 comentários:

  1. O melhor de Gilles está neste video. Com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Jaime,

    tô ficando velho...hehehe...

    me recordo de "pega" ai... foi sensacional...

    abs...

    ResponderExcluir
  3. pois então, apresentei tal video para mais de uma duzia de amigos meus, ai acharam o maximo, disseram nunca ter visto um pega assim antes, aí foram todos felizes domingo aos seus respectivos sofás assistirem ao grande premio da espanha do ano passado (lembrando que estou em 2015) e me perguntaram pq os carros de agora são tão feios e as corridas parecem n ter nenhuma graça depois da primeira curva....

    ResponderExcluir