19 de julho de 2013

Senna e Williams - 30 anos

Hoje completam-se 30 anos do primeiro teste de Ayrton Senna na F1. Pela Williams, em Donington. O FW08C - esse aí de cima, da foto - era o carro campeão de 1982, com Keke Rosberg.

Senna precisou de apenas 10 voltas para igualar o tempo do piloto de testes da equipe, Jonathan Palmer, estabelecido apenas duas semanas antes. Depois de 83 voltas - sem um erro sequer - seu melhor melhor tempo ficou em 1:09.9xx, quatro décimos mais rápido do que o recorde da pista para carros com motores aspirados.

Um assombro.

Os mecânicos e o próprio Frank Williams admitiram terem ficado bastante impressionados com o desempenho, mas infelizmente - ou não, sei lá - a Williams já tinha seus dois pilotos contratados para a temporada seguinte, o que inviabilizou uma possível contratação. 

Ainda aconteceram testes na Brabham e propostas da Lotus e McLaren, mas a coisa não aconteceu e Senna acabou indo parar na modesta Toleman. Daí em diante todo mundo já sabe.

É um registro legal - em vídeo inclusive, clicando aqui - que vale a pena ser lembrado. Mas, só.

Um comentário:

  1. o senna não foi para a mclarem, por causa de uma briga que teve com o ron dennis, e ele só foi para a mclarem quando eles se resolveram em 87 com ajudinha da HONDA, ele não ficou na williams porque ele fez exigencias de mais para correr, essas exigencias só foram aceitas na toleman, e por isso que ele pegou o posto de primeiro piloto na toleman e um salario mais avantajado.

    ResponderExcluir