7 de agosto de 2013

Alonso e Spa

A pista de Spa-Francorchamps traz boas e más recordações para Fernando Alonso. E antes que vocês me venham com "- Pô Jaime, mas o Alonso nunca venceu em Spa" eu explico o motivo da afirmação. 

Foi lá, em 2000, que Alonso venceu sua primeira corrida na Fórmula 3000. Corrida essa que também ficou marcada pela sua primeira pole-position na categoria, com a modesta Astromega. Uma vitória maiúscula, que definitivamente abriu as portas do espanhol na Fórmula 1.

Era a última rodada do campeonato, e enquanto Bruno Junqueira - o campeão da F3000 naquele ano - e Nicolas Minassian foram parar na Champ Car, Mark Webber permaneceu na F3000 e Alonso - apenas o quarto colocado no campeonato - assinou com a fraca Minardi para 2001.

Daí em diante, todos sabem.

O bom desempenho ao longo do ano - que contratualmente permitiria uma mudança para Prost ou Benetton - lhe rendeu uma vaga como piloto de testes da Renault no ano seguinte, e o status de titular já em 2003.

Porém, o espanhol nunca mais voltou a vencer em Spa. Seus melhores resultados na Fórmula 1 foram um segundo lugar em 2005 e um terceiro lugar em 2007.

Pois bem.

Essa corrida de 2000 está na íntegra aí embaixo. Pena que o responsável pelo envio teve a "brilhante" idéia de substituir o som original por uma música idiota qualquer. Um asno.

2 comentários:

  1. Oi Jaime,

    Eu vou ter que discordar um pouco de vc. Penso que Spa não traz boas lembranças para Alonso, exceto por esta vitória, antes da F1.

    E na verdade, os pódios foram em 2005, correto, e em 2007, um 3o. lugar. Em 2006 Spa ficou fora do calendário.

    Foram 9 corridas por lá, em 5 delas ele saiu (RET), sendo que nos últimos 4 anos, ele saiu em 3.

    Em "pior" rendimento Spa só perde para Indianápolies, onde Alonso tb não tem boas recordações.

    Por isso, já começo a temer o que virá no próximo GP... se ele terminar a corrida, já está de bom tamanho. rsrs

    Penso que Alonso não tem sorte por lá!

    Bjussssss, Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pódios foram corrigidos já. Postagem de madrugada, com sono, uma merda...

      Agora, foi justamente nessa corrida em Spa que ele chamou a atenção. Até aí, era um piloto talentoso somente, não diferente dos outros daquele grid (entre eles, Webber, Enge, Montagny, Bernoldi, Albers e Bourdais), que também chegaram à F1 em algum momento da carreira.

      Por isso acho que é especial. Agora, que é um terror o retrospecto na F1 eu não discordo não.

      Beijinhos...

      Excluir