17 de setembro de 2013

Carcará


(Tem miniatura?) Imagens avulsas do Carcará. Protótipo produzido pela divisão esportiva da Vemag com o objetivo de estabelecer o recorde de velocidade em linha reta para veículos com motor 1.000cc. O feito é uma das muitas histórias quase esquecidas do nosso automobilismo, e que, imperdoavelmente nunca apareceu por aqui antes.

Sobre o recorde em si, aconteceu no dia 29 de junho de 1966, em um trecho de quatro quilômetros da parte inicial da rodovia Rio-Santos, atual Avenida das Américas, no Rio. O carro atingiu 214,477 km/h na primeira passagem, e 211,329 km/h na segunda, com média de 212,903 km/h. Esta, portanto, acabou sendo homologada como a marca oficial, segundo o regulamento de recordes da FIA.

Vale lembrar que o Carcará pesava cerca de 500 quilos, e era empurrado por um modesto motor dois tempos, de três cilindros, 1.080cc e aproximadamente 100 cavalos montado sobre um chassi de Fórmula Júnior. O projeto era encabeçado por Jorge Lettry, Miguel Crispim, Rino Malzoni, Toni Bianco, Anísio Campos, Mário César de Camargo Filho e Norman Casari. Este último, o responsável pelo comando do carro no dia do recorde. 

Com o fechamento do departamento de competições da Vemag no dia seguinte ao recorde (certo?), pouco se sabe sobre o paradeiro do carro, ou de partes dele. Dizem que o chassi ainda chegou a ser utilizado em outros carros de corrida, enquanto a carroceria, em fibra de vidro - idealizada por Anísio Campos tomando como base as flechas de prata da Auto Union - teria sido vendida como sucata. Ou seja, desapareceu.

Cada vez tenho mais certeza de que as pessoas cagam para as boas histórias. Esse carro deveria estar em um museu, e na Avenida das Américas deveria existir ao menos uma plaquinha identificando o local exato do recorde. Era o mínimo.

Onde reclama?

2 comentários:

  1. A automodelli faz a mini do carcará. Belo post

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  2. Nossa...não sabia disso.
    Uma pena não se valorizar um feito como esse.
    E o carro além de rápido é estiloso.

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