9 de julho de 2015

Rally Londres - México


As imagens aí em cima são do impressionante Rally Londres - México.

Prova de longa duração patrocinada pelo jornal inglês Daily Mirror como forma de promover a Copa do Mundo de futebol de 1970, no México. Mais de cem carros partiram do estádio de Wembley, em Londres, para percorrer nada menos do que 25.750 km, atravessando 24 países da Europa, América do Sul e América Central.

Uma coisa de louco!

A nível de comparação, o Paris Dakar jamais chegou a percorrer metade dessa distância.

Participaram da prova os mais diversos carros. Rolls Royces, Porsches, VW Fuscas, Minis Coopers, Volvos... Tinha de tudo. E todos eles eram "semi work". Ou seja, basicamente os modelos de rua mesmo, apenas adaptados para resistir a uma prova de longa duração que passava por vários tipos de terreno.

Uma curiosidade.

Mesmo com o Brasil sendo parte do trajeto (afinal, os carros desembarcaram no porto do Rio vindos de Lisboa, para enfim seguir viagem por terra), não participaram carros e/ou pilotos brasileiros, e a população sequer sabia do que se tratava aquela caravana de carros passando pelas ruas da cidade.

Apenas 23 chegaram ao final, e receberam a bandeirada no estádio Azteca, da Cidade do México, a quatro dias do jogo de abertura entre México e União Soviética. O vencedor foi um Ford Escort MKI, pilotado pela dupla formada pelo finlandês Hannu Mikkola e o sueco Gunnar Palm.

A prova se repetiu em 1974, na ocasião do mundial na Alemanha, também partindo de Londres. Como o destino final também era na Europa, o trajeto da foi adaptado para atravessar o deserto do Saara. Curiosamente, isso originaria o Paris Dakar cinco anos mais tarde.

Legal a história, não?

6 comentários:

  1. mto bacana a história! por acaso foi um finlandês que ganhou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não qualquer finlandês... Hannu Mikkola viria a ser, anos mais tarde, um dos míticos pilotos do Grupo B. Venceu 18 ralis ao todo, e faturou o título do Mundial de Rali de 1983.

      Excluir
    2. Oq seria Grupo B?

      Excluir
    3. http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2012/04/aprecie-sem-moderacao.html

      Excluir
  2. Oi, meu nome é Carol e sou blogueira da New Race http://www.newraceoficial.com.br/ . Quer trocar banners com link comigo? O banner do seu blog ficará na lateral esquerda. A intenção é eu levar visitar para o seu blog e o seu blog levar visitas para o meu. O que você acha? O meu e-mail é: carolnewrace@gmail.com .

    ResponderExcluir
  3. Paris-Dakar é pros fracos... Que loucura...

    ResponderExcluir