24 de maio de 2014

Monaquinhas (3)

Quem acordou cedo para ver a classificação em Mônaco não se arrependeu... Sim, tivemos emoções, intrigas, incidentes, acidentes e tudo o mais. Como eu disse ontem, "Mônaco é Mônaco", sempre. O dia que sair do calendário podem acabar de vez com a Fórmula 1.

A primeira grande merda aconteceu com Massa, que eu disse ainda ontem que não se dá muito bem no principado. Nunca! Ainda no Q1, com o cronômetro já zerado - em sua volta de retorno aos boxes - o brasileiro abriu passagem para SonyEricsson e... Pimba! O garoto perdeu a traseira da sua Caterham na freada para a Mirabeau e foi pro muro, levando Massa junto.

Na minha opinião, coisa de corrida.

Ainda mais onde foi. Mônaco é foda! Apertada, difícil de passar. Não é um pista que perdoa erros, mesmo os bobos. E o garoto, estreante, errou. Acontece.

Massa tem todo o direito de ficar putcho de la vita. Ok. Está precisando mostrar serviço. Mas ele mesmo já fez muita merda em Mônaco... Enfim, como o carro morreu na porrada e ele não conseguiu voltar aos boxes por conta própria, não participou do Q2 e larga em 16º amanhã. Bottas larga em 13º, o que mostra que a Williams não tinha muita chance hoje mesmo, com ou sem porrada.

No Q2, Hamilton liderou, com apenas 0s111 de diferença para Rosberguinho, que costuma sempre andar bem no principado. Ganhou lá no ano passado, e além disso mora na cidade. Vai todo dia comprar pão de Vespa por aquelas ruas...

Completaram os dez melhores Vettel, seguido de Alonso, Riccardão, Räikkönen, Kviat, Magnussen, Vergne e Pérez. 

Mas expectativa era mesmo pelo Q3. Hamilton ou Rosberg? O primeiro está n'uma fase sensacional, e chega antes de Rosberg até nos coffe breaks da equipe, enquanto o segundo sabe que precisa quebrar a sequência do companheiro se quiser começar a sonhar com o título. 

É o grande barato da temporada, esse. E ponto pra Mercedes, que está deixando os dois duelarem à vontade. Que continue assim até o final...

Na primeira tentativa da turma, Rosberg cravou o melhor tempo do fim de semana, baixando da casa dos 1m16s. Fez 1m15s989. Hamilton ficou 0s059 atrás. Foram todos para os boxes colocar os pneus "de grátis" do Bernie. Na segunda, Rosberg saiu na frente, com Hamilton logo atrás. Abriu a volta, não fez uma primeira parcial tão boa assim e na segunda... 

Perdeu a freada da Mirabeau e teve de abortar (a volta, diga-se), jogando o carro na área de escape.

Pole no colo de Hamilton?!

Não. A escapada de Rosberg gerou uma bandeira amarela no local, e Hamilton, que vinha em volta rápida logo atrás, babando, teve de tirar o pé e dar adeus à pole, que no final ficou mesmo com Rosberg.



Agora, se o alemão ganha amanhã são outros quinhentos. Repito: Hamilton está em boa fase e vai fazer de tudo para manter a sequência de vitórias. Tem carro e braço pra isso. Rosberg por sua vez, larga na frente n'uma pista onde é difícil passar.

Vai ser um corridão!

Completam os dez primeiros Ricciardo Ricardo, Vettel, Alonso, Räikkönen, Vergne, Magnussen, Kviat e Pérez. Massa larga em 16º, ao lado de Maldonado, no lado sujo da pista. Isso tem tudo para dar merda.

Um comentário:

  1. sei lá, não foi punido e tals, nem acho que deveria, mas convenhamos foi de propósito...

    ResponderExcluir