27 de setembro de 2014

Suzuketes virtuais (2)

Vocês vêem motivo para um Drive Trough na foto ai em cima? 

Que eu me lembre, nem Vettel nem Alonso foram punidos por ultrapassar Räikkönen em Hockenheim. Afinal, n'uma corrida de carros a coisa mais normal do mundo é que existam ultrapassagens. Mais arrojadas, menos arrojadas... Enfim, desde que não haja toques que danifiquem o carro do oponente ou o tirem da pista, está valendo.

Dito isto, vamos ao relato da minha participação na etapa de Suzuka da Fórmula Light no Clube F1BC, que acabou ainda há pouco e se resume a esse vídeo aí embaixo, curtinho. Mostra a largada, e grande parte da primeira volta. Assistam. Depois eu falo o resto.


Repararam que um piloto saiu da pista, voltou lento (exatamente na minha frente), fui ultrapassado, e retomei  a posição retardando a freada? Pois bem: viram algo de errado?

A direção de prova viu, e eu acabei ganhando um Drive Trough.

Aí fodeu tudo. Estava em 4º, a apenas 1s5 do segundo colocado, quando recebi o alerta de punição. Como isso foi ogo no início e todo mundo ainda estava andando junto, a minha corrida foi pro saco ali. Paguei a caralha na quarta volta, saí em 10º, parei na volta seguinte pra trocar pneus e tive de remar tudo de novo para chegar em P6 no final. Um horror, considerando as minhas reais chances de pódio.

Algumas considerações.

O piloto que saiu da pista na curva 9 e voltou sem a menor prudência na minha frente, (assumindo o risco de causar um acidente muito maior por pura negligência) não foi punido. O carro laranja e branco, que se aproveitou disso e tentou me ultrapassar tocando (por duas vezes) na minha roda traseira direita, não foi punido... E eu, que fiz uma ultrapassagem LIMPA, deixando mais da metade da pista de espaço (basta ver a foto ai embaixo) fui penalizado.

A alegação? Sei lá! Nem sei se existe, e não vou perder tempo procurando...

Momento exato do toque entre eu e o outro "piloto". Faltar pista não faltou... Faltou ele olhar no retrovisor.

A próxima etapa é em Fuji, no Japão. Mas, sinceramente, eu nem sei se vou correr. Talvez seja melhor voltar para as corridas de autorama. E olha que nem lá (onde cada carro tem seu "trilho") existe punição por simplesmente ultrapassar os outros.

5 comentários:

  1. Calma, Jaime...você ta de cabeça quente. Antes de levantar conspiração, veja que o carro de trás consegue a ultrapassagem no carro que você tocou. Logo o carro que você tocou perdeu tempo. Fato. Porém concordo com você que havia pista e que o traçado normal não era onde o oponente estava. Pode até ser que o comissário errou, como os comissários do real também erram, como os arbitros de futebol erram, niguém está blindado de errar. "But that's racing". Uma hora se tem sorte, outra azar, e assim caminha a humanidade. Mais sorte da próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pilotos erram, são punidos, mas quando a direção de prova erra "that's racing"?! Isso está errado! Direção de prova e pilotos têm de conviver em uma via de mão dupla. Existe o replay ao vivo, mais de uma pessoa julgando incidentes, a possibilidade de conversar via rádio (durante a prova) com os pilotos/spotters... Ou seja, uma série de artifícios antes que uma decisão severa (e injusta, a meu ver) como essa seja tomada.

      Ok, "erros podem acontecer". Concordo plenamente. O que não pode acontecer é o erro simplesmente "ficar por isso mesmo".

      Excluir
    2. É questão de ponto de vista Jaime. Para uma pessoa, você pode ser "arrojado". Para outra, você pode ser "irresponsável" de ser tão agressivo na primeira volta. O que você tem que ver é que a sua manobra causou perda pro teu adversário. Mais uma vez, isso é um fato, não uma opinião. Então, acredito que, por ser primeira volta e por ter gerado perda, você foi punido. Não estou dizendo que concordo com a punição, mas há de aceitar que é uma interpretação possível.

      O que você está dizendo é que F1 ou futebol ou qualquer outro esporte que tem julgamentos subjetivos voltam atrás e isso não é verdade.
      Você concorda com a punição dada ao Magnussen em Monza? Eu não. Mas os comissários entenderam que merecia e CENTENAS de pessoas disseram que foi uma manobra normal de defesa de posição.
      Você concorda com um gol de mão ser validado por um juiz, mesmo tendo imagens provando o contrario? Eu não.
      Você concorda não terem feito nada com o resultado do GP de Cingapura de 2008, mesmo depois de terem descoberto a farsa do resultado? Eu não.
      Você concorda com desclassificação do Senna em 1989, mesmo sabendo que foi por mera politica? Eu não.
      .
      .
      .
      E poderíamos falar o dia inteiro de exemplos. O que você quer provar é que os erros quando identificados são "corrigidos" ou "compensados", quando na verdade não são. "That's racing" eu quis dizer com sorte/azar, que está completamente imbricada em qualquer evento esportivo.
      Reitero o "mais sorte na próxima"!
      Abrs!

      Excluir
  2. Não vi absolutamente nada pra vc ser punido.

    ResponderExcluir
  3. Boueri, nunca conversamos, não tenho nenhum motivo para ser a favor ou contra nessa opinião, mas opino mostrando o vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=DlHyDY40G_4

    Massa não foi punido, e nem poderia, ele e Senna assumiram o risco da disputa, que por si só seria um fato para o seu lance não ser nem analisado, o piloto a frente mudou a trajetoria, se defendendo, e você tinha espaço, toda ultrapassagem pode haver um contato, e ele levou a pior, é da corrida. No futebol é como você perder a bola e seu time tomar um gol.

    Acho que a liga está perdendo uma bela oportunidade de rever alguns conceitos, e com isso pilotos estão indo embora, vide o grid magro desse sábado.

    ResponderExcluir