22 de janeiro de 2015

Fácil demais

Em matéria divulgada ontem pelo jornal alemão 'Salzburger Nachrichten', Niki Lauda declarou que "pilotar um F1 está fácil demais". Em 2002 ele já havia dito algo parecido, ao declarar que até um macaco seria capaz de sentar n'um carro de F1 e andar rápido... aí, sentou no carro para provar a sua teoria e, além de virar devagar demais, rodou.



Bom, vamos lá...

Vocês já viram quantos botões um volante de F1 tem? Já procurou saber quantas vezes aqueles botões são acionados por volta? Já viu o limitado campo de visão de um piloto atualmente? Mal se vê a pista!

Logo, "fácil" não é. Mas entendo o que Lauda quer dizer...

Entendo que sim, há algo errado quando um garoto de 17 anos que mal tirou as fraldas (no caso, Max Verstappen, que estréia esse ano pela Toro Rosso) consiga tempos de volta tão competitivos quanto qualquer um que já está no grid na primeira vez em sua primeira vez n'um carro de Fórmula 1. Ou na 10ª, ou na 20ª... Mas ele consegue! 

E por que?

Porque hoje o carro já sai dos boxes acertado - por computador - para virar o mais rápido possível. E quando o piloto não corresponde a esse potencial máximo do carro, seu engenheiro prontamente "passa a cola" pelo rádio, dizendo em qual centímetro da curva X o piloto pode apertar mais 1/4 do acelerador pra ganhar mais 0s025 de tempo. Ou qual botão no volante ele tem de mexer...

Antigamente era o piloto quem literalmente "sentia" o carro. Era necessário descobrir na prática o que fazer para melhorar a performance do carro. Aumentar ou diminuir asas, mudar o balanço de freio, cambagem, pressão dos pneus... Para saber se ganhava-se tempo em determinada curva, a única alternativa era ir lá e tentar fazê-la acelerando mais. Se desse certo, o cara baixava o tempo, se desse errado, ele batia (e morria, muitas das vezes).

Enfim.

Lauda quer "carros com 1200 cavalos e pneus largos. Quer uma F1 mais veloz e mais difícil, como já foi". Eu acrescentaria "sem comunicação por rádio e sem laptops".

4 comentários:

  1. Perfeita compreensão do que foi dito!

    ResponderExcluir
  2. Ou seja, quase uma NASCAR :) :) :) :P

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Cara, você é um clone do Gomes? Ou ele é um clone seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é babaca por esporte ou por falta de opção?

      Excluir