22 de março de 2015

Melbournetes virtuais

Ontem foi dia de etapa virtual da Fórmula Junior (GP3) no clube F1BC, do qual participo. Como a partir de agora seguimos o calendário da F1 real, corremos no circuito virtual de Melbourne, na Austrália (o meu preferido, aliás). Aí embaixo, como é de praxe, um resumo da minha corrida...

No treino que antecede a tomada de tempos, encaixei uma volta em 1m50s575 que me animou. Era o meu melhor tempo até então. Porém, quando a coisa foi pra valer, o melhor que eu consegui foi uma volta em 1m51s092 - que não chegou a ser horrorosa e me valeu o 6º lugar no grid, dentre os 20 que marcaram tempos e os 21 que largaram. O Daltton Lima cravou a pole com em 1m49s356, colocando 0s966 no segundo colocado e 1s736 no meu tempo. É muita coisa... O Claudio Teles foi P13.

Modéstia à parte, eu sou um dos caras que largas melhor nesse grid aí. No Barhein, pulei de P6 para P2 na primeira curva, e ontem jantei 2 ainda nos primeiros metros, aparecendo em P4; atrás do Daltton (em outro planeta), do Diogo Batista e do Fabio Ferelli - estes, os três primeiros colocados no campeonato também.

Na volta 5 o Diogo rodou e eu consegui ultrapassá-lo. Duas voltas depois foi a vez do Ferelli aparecer ao contrário, deixando a 2ª posição de graça pra mim, sem esforço. Meus pneus já estavam no final pela forçada de ritmo pra acompanhar eles, e parei na volta seguinte (8). Coloquei os macios para andar o máximo possível com eles e depois colocar os super-macios e andar forte no final. Saí atrás do Adriano Lima, mas à frente do Diogo Batista; e eu só tinha uma chance de conseguir um pódio: segurar ele.

Acontece que o Adriano Lima aestava se enroscando com o Leandro Nydza (bem mais lentos que eu, pois ainda não tinham parado) e se tocaram bem na minha frente, naquela curva de alta que abre o terceiro setor. Passei entre os dois (!) n'uma cagada dos infernos. O problema ali foi que deixei de olhar pelos espelhos e, quando vi, o Diogo Batista me seguiu na loucura e conseguiu colocar de lado e passar...

Aí fodeu.

Andei sozinho até os pneus acabarem, e na volta da parada (18), cometi o meu único erro na corrida: rodei (sozinho!) na última curva antes dos boxes, e perdi ali o tempo que me garantiria na terceira posição no final... Tem essa rodada no vídeo aí embaixo.

Saí dos boxes com 10s de desvantagem para o Paulo Wesley, que brigava com o Gabriel Pereira pela quinta posição. Pelo sim, pelo não, o meu objetivo era passar um deles (ou os dois), e pra isso passei a virar voltas de classificação. Na volta 21, enquanto eu virava 1m51s9, o Gabriel virava 1m52s2. Na volta seguinte ele errou, e eu tirei 2 segundos, na 23, outro erro e mais mais 3 segundos pra mim. Faltando duas voltas para o final, o Gabriel errou mais uma vez e eu já estava perto o suficiente para me aproveitar; coloquei por dentro e fui embora... Missão cumprida! Ele até me acompanhou e tentou dar o troco (por fora) na penúltima curva, mas acabou perdendo o ponto de freada e ficou pra trás.

*o finalzinho dessa briga aparece no vídeo aí embaixo, a partir dos 3m58s.


No fim, coitado, o Gabriel ainda ficou sem combustível a uns 300 metros da linha de chegada. Com isso, todos que estavam atrás dele e na mesma volta do líder subiram uma posição - inclusive o Claudio Teles, que colocou o terceiro carro da nossa equipe (a Midiasom) imediatamente depois de mim, em P6 (depois de largar em 13º). Cruzei a linha a 6s do Paulo Wesley e a 12s6 do Fabio Ferelli, o que mostra que aquela rodada antes da segunda parada me custou sim, o pódio.

O Dallton Lima venceu (com direito a outro Hattrick) com mais de 35s de vantagem para o segundo colocado e, faltando 2 etapas para o fim da temporada, assumiu a liderança do campeonato de pilotos (215 a 211). De quebra, nós encostamos na disputa por equipes. Com os três carros bem posicionados e aproveitando a má sorte da Vakuum, reduzimos de 61 para apenas 20 pontos a diferença. OU seja, ainda dá!

A próxima é no circuito virtual de Sepang, na Malásia, daqui há duas semanas.

2 comentários:

  1. Boa Boueri!
    Daltton mandando ver hein!
    Logo logo eu volto a disputar roda com roda com vocês!

    ResponderExcluir