16 de abril de 2015

Fusca do dia

Na verdade, não é exatamente um Fusca, e sim um protótipo dele, o VW30 - ainda com a abertura das portas em estilo "suicida". O clique é de 1937, e é possível ver Ferdinand Porsche ao lado de sua criação. Já em fase final do projeto, 30 modelos VW30 como esse chegaram a rodar 2,4 milhões de quilômetros (!) nas mãos de membros da SS.

Historinha rápida.

Existiram pouco mais de 40 protótipos do Fusca até a conclusão do projeto final, construídos pela Daimler-Benz: um V1, um V2, três VW3, trinta VW30, três modelos finais de madeira e os três VW38 presentes na cerimônia de fundação da fábrica, em Wolfsburg. O número não é exato, como quase todos os relacionados ao nazismo e à Alemanha da época da Guerra. Quase todos os registros foram destruídos (obviamente) e tal...

Mas é uma pena que todos esses protótipos tenham sido destruídos pela própria SS, a mando de Hitler - que temia que os segredos da Vokswagen se tornassem públicos.

Entretanto, dizem que o chassis de número 26 sobreviveu até os dias atuais, tendo sido recuperado em um ferro-velho austríaco... Será mesmo? Eu nunca vi foto, só de réplicas. Pela importância do Fusca, se for verdade, é um dos automóveis mais preciosos do universo, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário