29 de julho de 2015

Palavras

(Apenas, palavras) Foto que pingou hoje no Facebook. Trata-se de um registro do Campeonato Brasileiro de Marcas em 1984. Fácil identificar Fiats Oggi, Escorts e um Voyage perdido ali no meio. Tempos áureos do automobilismo brasileiro... Quando inclusive as montadoras apoiavam a brincadeira.

E, em meio às noticias da suspensão de Cacá Bueno da próxima etapa da Stock Car por conta do desabafo contra a CBA em Ribeirão Preto, volto a pensar: "tem como o automobilismo voltar a ser isso aí?".

Sempre tem. Claro que tem!

Mas aí é preciso vontade. É preciso arregaçar as mangas e simplesmente fazer acontecer. E isso, a entidade máxima do automobilismo nacional não está acostumada a fazer há muitos anos. Como exemplos recentes da "ótima" gestão atual, cito a destruição de Jacarepaguá e o cancelamento da Indy em Brasília. Em contrapartida, as categorias consideradas "top" do automobilismo nacional (leia-se Brasileiro de Marcas e Stock Car) estão enchendo os bolsos de dinheiro, com grids cada vez mais elitizados. Ou vocês acham que é uma pura coincidência que o grid de ambas as categorias seja praticamente o mesmo - entre estes pilotos está o próprio Cacá Bueno.

Enquanto isso, o verdadeiro automobilismo segue sendo feito nos quatro cantos do país. Gente pra correr de turismo nunca faltou! Mesmo mutilado, Jacarepaguá juntava trinta e poucos carros... São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul são alguns dos lugares que juntam grid expressivos. Mas, apenas um detalhe: os regulamentos não falam entre si! As datas não coincidem. Não há apoio da CBA, não há apoio das montadoras, não há apoio de grandes empresas... Todos esses (TODOS!) preferem ver seus nomes estampados em carenagens de fibra dos carros de mentirinha (de novo, leia-se Stock Car e Brasileiro de Marcas), em campeonatos fajutos e manipulados.

Enfim...

E Cacá, um recado: se você está tão insatisfeito assim com as coisas como estão, faça o maior dos protestos que você pode fazer: abandona essa merda! Boicota a categoria, pombas. Boicota a CBA! Até porque eu não esqueci que você ficou calado quando Jacarepaguá foi abaixo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário